O que fazer em Peniche?
O recomendado
Pela manhã, caso esteja bom tempo, podes começar por aproveitar as nossas belas praias, como a de Molhe Leste, Gambôa, Peniche de Cima, São Bernardino, Consolação, Cova de Alfarroba, entre outras. E porquê de manhã? Por norma, quando está bom tempo de manhã, à tarde está vento devido às massas de ar e às suas temperaturas que vêm do oceano e chocam com as massas de ar da terra.
Se estiver aquele tempo nublado, que é habitual, recomendamos que vás passear pela Península fora. Junto ao mar terás vários trilhos e locais incríveis com vistas fabulosas. Começa numa das pontas junto à muralha, na parte norte pelos Portões de Peniche ou na parte sul na zona da Ribeira.
Se por acaso és surfista ou tens interesse em aproveitar as ondas, tens sempre as prediletas dos Supertubos, da Almagreira ou do Baleal. O bom de Peniche é que, caso as ondas no lado norte (Baleal, Almagreira…) não estejam do teu agrado, certamente estarão agradáveis no lado sul (Supertubos, Molhe Leste…) e vice-versa. Quanto aos equipamentos para surfares ou aprenderes, lojas e escolas não te vão faltar, acredita.
Chegando a hora de almoçar o melhor é procurares um restaurante cedinho e para isso podes consultar o nosso mapa para veres os restaurantes perto de ti, caso não tenhas ideia sobre onde ir. Temos imensos restaurantes típicos, com belo peixe, pescado na nossa costa pelos nossos pescadores e vendido na lota. Caso não te apeteça um peixinho, existem outras opções na península, como umas belas massas ou pizzas, hamburguerias caseiras, kebabs, churrascos e muito mais.
Depois do almoço e para ajudar à digestão, aventura-te pela península, percorrendo os bairros, como o do Visconde, o Bairro Luís de Camões, entre outros. Visita os museus e património, como o Museu da Renda de Bilros de Peniche ou as igrejas (se for do teu interesse, pois fazem parte da história de Peniche). Por enquanto não podes entrar na Fortaleza e respetivo Museu, mas a vista da parte de fora compensa e podes ir até ao miradouro do Alto da Vela.
À tarde podes aproveitar para comer um belo gelado ou um bolinho se estiveres no centro da cidade. Ou então, na zona do Baleal e aproveitas para conhecer a ilha.
Caso não tenhas feito o percurso à volta da península pela manhã, aproveita para fazer de tarde. O percurso tem cerca de 10km e podes fazê-lo a pé ou de carro e ir parando junto a placas informativas de vários locais. Ao longo desse percurso podes encontrar uns códigos QR. Basta digitalizá-los para ver como eram vários desses locais antigamente e/ou saber mais informações sobre os mesmos.
Para melhor aproveitares quando o final de tarde chegar, damos-te o seguinte conselho: vai até à marginal norte para veres o pôr-do-sol sobre o arquipélago das Berlengas. Alguns dos melhores locais serão a Papôa ou o Cabo Carvoeiro.
Depois deste momento incrível, vai jantar pela Ribeira e passeia por esta zona histórica, muito movimentada. Aproveita para beber algo. Se fores pessoa de sair até tarde, no Baleal podes encontrar ótimos bares.
Aconselhamos-te a passar mais que um dia em Peniche! Em uma semana não consegues experienciar tudo. Visita Peniche, as Berlengas, o Baleal, Ferrel, Atouguia da Baleia, Serra D’ El-Rei, Consolação, São Bernardino… Este concelho tem imenso por visitar!
Degusta as nossas iguarias, como os Esses de Peniche, as Rendas Doces ou os Penichenses. Aprecia também a bela caldeirada de peixe ou aquele fantástico peixinho na grelha, como carapau, sardinha, dourada, robalo, entre outros.
Mergulha nas nossas belas águas, que apesar de não serem quentes, são bem transparentes. Faz uma aula de surf que escolas não te faltarão. E não te esqueças de falar connosco para fazeres uma visita guiada e aprenderes mais sobre esta terra.
O nosso melhor conselho? É mesmo marcares um dos nossos Roteiros ou falares connosco caso tenhas dúvidas. Nesses roteiros vais poder passar em muitos locais escondidos, conhecer lendas apaixonantes e histórias emblemáticas.
O que os locais fazem
Agora vamos falar-te do que o(a)s Penichenses ou, aliás, o(a)s Penicheiro(a)s, fazem ao longo do seu dia na Península (não no que diz respeito ao trabalho ou a coisas do dia a dia mas sim, do que costumam fazer como lazer ou certos hábitos).
Pela manhã, algumas pessoas costumam caminhar pela Ribeira (Marina), Alto da Vela, Marginal Norte e Sul e há também quem vá até ao Parque da Avenida fazer um pouco de exercício físico.
Para pequeno-almoço, muitos locais têm como hábito tomá-lo em pastelarias e cafés. Muitos recorrem ao centro da cidade, onde se concentram a maioria destes estabelecimentos ou ficam pela zona de residência.
Recomendamos uma paragem neste local: Mercado Municipal. Quando a Praça (nome pelo qual muitos locais designam o Mercado Municipal) está aberta, vário(a)s penicheiro(a)s têm o costume de aqui fazer parte das suas compras, desde vegetais e fruta a carne e peixe. E por falar em peixe, sabias que a lota de Peniche é a que mais vende a nível nacional?
Na hora de almoço é normal que sintas aquele cheiro de peixe grelhado. É habitual na localidade. Se isso te despertar a vontade de almoçar, pois é normal que assim aconteça, mas não te apetecer ir a um restaurante, podes sempre ir até ao Pinhal de Ferrel onde encontras churrasqueiras disponíveis para utilizar. A malta daqui também costuma fazer piqueniques por lá.
Pela tarde uns ficam em casa no convívio ou a descansar, uns dão um passeio pela costa e muitos vão até à praia. Algumas delas são mais escondidas e pequenas, como o Portinho da Areia Sul, por exemplo, muito frequentada por quem mora no bairro do Visconde, no bairro Luís de Camões ou Lapadusso.
Ao final da tarde, muitos saem para petiscar. Os sítios mais concorridos são sempre o Quebrado, Molhe Leste e Baleal para uma bebida e um petisco ou então uma boa gelataria, no centro da cidade ou a caminho do Baleal. E, para terminar, há quem ainda se dirija à marginal norte para ver o pôr do sol.
Aquando do jantar, este é feito em casa ou até talvez num restaurante, e a não ser que algum(a) Penicheiro(a) te convide para jantar, terás de procurar um restaurante, podendo sempre consultar o nosso mapa.
Após o jantar é normal ver as gentes da terra passear pela cidade, principalmente na zona da Ribeira e centro e acabando por beber algo num café ou num bar enquanto “dão à língua” (conversar).
Muito(a)s locais têm também como hábito ir à pesca (indo de barco ou deslocando-se até a algum local da costa propício a tal) e muito(a)s praticam a modalidade pelo qual Peniche é muito conhecido, o surf. Não faltando mencionar que, em certas alturas do ano (como acontece especialmente durante a época de Verão), têm como hábito a participação em eventos e festividades, como por exemplo, a Corrida das Fogueiras e Fogueirinhas ou a Festa da Nossa Senhora da Boa Viagem e até preparando-se para o Carnaval (não apenas em Fevereiro, mas também no Verão). São também muitas as pessoas que preparam toda uma viagem para uma ida frenética à Berlenga Grande.
Agora que sabes o dia a dia de um(a) Penicheiro(a), podes tirar ideias do que fazer durante o dia em Peniche.